A importância da limpeza do terreno em obras

A importância da limpeza do terreno em obras?

Embora a limpeza de terreno seja um assunto um pouco esquecido quando falamos em obras e construções, ela é essencial em todos os aspectos.

Na grande maioria das vezes, tudo já está bastante definido: projeto, verba necessária, mão de obra necessária e até mesmo o terreno. Entretanto, é justamente no terreno que grandes dificuldades podem ser enfrentadas, começando fatalmente pelos obstáculos físicos que residem neste espaço de terra.

Quando falamos em obstáculos físicos, podemos entender como pedras, rochas, árvores, vegetações densas e todo outro tipo de materiais sólidos e volumosos que estejam sob a superfície do terreno. Logicamente, estes materiais são empecilhos para o início da obra, e devem ser retirados da maneira mais rápida e segura possível. É justamente esta eliminação que chamamos de limpeza do terreno em obras, que basicamente significa a limpeza prévia do lote para o início dos trabalhos.

Entretanto, engana-se quem acha que este processo é simples. Muitas vezes, necessita de apoio de maquinário e grande comoção de mão de obra para a retirada e locomoção destes materiais, que muitas vezes também podem estar protegidos pela lei, como é o caso das árvores nativas e centenárias.

O tempo de limpeza de terreno depende inteiramente do tamanho da quantia de entulho que o mesmo apresenta, da mesma maneira da quantidade de verba destinada para este serviço, que pode ser traduzida em maior mão de obra e maquinário para esta questão.

Já é comprovado que, além de ser necessário para o andamento da obra, um terreno valoriza-se em mais de 85% por cento depois de sua limpeza. Ou seja, um grande apelo monetário também entra nesta questão, passando a ser uma alternativa buscar por terrenos com muitos entulhos tendo em vista o menor preço e o lucro final quando o mesmo estiver em plenas condições.

Posso aterrar em cima da vegetação e/ou entulhos?

Embora a atitude seja tentadora, este é um dos erros mais graves que podem ser cometidos. Afinal de contas, todo este material é deteriorável, e criará uma camada vazia abaixo da terra. Isto pode resultar em problemas na fundação e também nas estruturas da construção, até mesmo rachaduras e desabamento podem acontecer.

Em outras palavras, o aterro só pode ser iniciado quando o terreno estiver totalmente limpo e apto para o uso.

Como posso realizar a limpeza de terrenos?

Atualmente, a maioria das construtoras e construtores autônomos terceirizam este serviço, uma vez que dependem de maquinário e técnicas que fogem da área da construção, e que trariam um elevado investimento financeiro. Embora existam terrenos com poucos entulhos, que podem ser retirados por pessoas, nem sempre este é o cenário, pelo contrário.

Áreas muito grandes e mais afastadas sempre apresentam, no mínimo, grande vegetação nativa, fator que já justifica a contratação de uma empresa terceirizada, realizando assim o outsourcing nesta atividade.

Independente da terceirização deste serviço, o engenheiro, construtor ou proprietário do lote deve estar atento para alguns cuidados, que podem ser:

  • Permissão dos órgãos competentes quanto a retirada de mata nativa;
  • Pedras e entulhos grandes que envolvem deslocamento com mais complexidade;
  • Segurança dos trabalhadores;
  • Lixo, vegetações daninhas e/ou entulhos que comprometam a terra;
  • Em terrenos mais afastados, pode ser necessário a ajuda de uma equipe de desinsetização em caso de epidemia de pragas e animais.

Logicamente, existem outros cuidados que devem ser tomados neste sentido.

A importância da limpeza de terreno

Como dissemos, a limpeza de terreno é extremamente importante para a obra pois justamente torna o lote apto para que o aterro e as escavações iniciem-se, criando uma área de terra ideal para que os trabalhos possam ser realizados da melhor maneira possível.

Este processo garante segurança para os futuros moradores e pessoas que irão utilizar a estrutura, assim como para quem está trabalhando diretamente na construção, uma vez que problemas decorrentes de um terreno com entulhos costumar apresentar problemas logo nas primeiras semanas de trabalho, quando há omissão neste ponto.

O terreno valoriza-se e multiplica o dinheiro investido inicialmente, tornando uma boa alternativa a compra inicial com a ideia de uma futura limpeza.

Para concluir, esta é uma das ações iniciais mais importantes possíveis, indispensável para qualquer tipo de empreendimento e construção simples. O engenheiro deve estar extremamente atento neste ponto, pois o descumprimento das medidas de limpeza acarretam em multa e outras complicações penais.

Solicite o seu
Orçamento!

Nome

CEP (Não sei meu CEP)

Nº Imóvel

Email

Telefone

Celular

Serviço:

×