O que é a escavação e a sua importância na obra?

O que éaO que é a escavação e a sua importância na obra? a escavação e a sua importância na obra

Um dos processos mais importantes para dar sustentação para a construção e também servir como base para a fundação.

Em uma obra, construção ou reforma, a escavação é um dos processos mais importantes e essenciais entre todos os outros aspectos, e é indispensável para a construção de casas e/ou edifícios, sendo fundamental para a sustentação e segurança de toda a estrutura que virá a ser desenvolvida. Entretanto, nem sempre todas as obras possuem uma escavação de qualidade, atitude que explica rachaduras e a falta de sustentação plena nas paredes.

Em outras palavras, deixar de lado a escavação ou não atentar com cuidado máximo para este processo, pode ser o suficiente para tornar todo o empreendimento um fracasso, sendo necessário um grande investimento inesperado para reverter este quadro. Ou seja, uma construção que não possui uma escavação de qualidade dificilmente é atestada como apta para a moradia ou atividades comerciais pelos engenheiros e auditores governamentais.

Mas afinal, o que é a escavação?

A escavação nada mais é do que o processo de criação de furos e valas no terreno, de acordo com o projeto desenvolvido. Estas escavações servem para a fundação, que será encaixada nestas aberturas na terra. Ou seja, é indispensável o estudo do projeto, suas medidas e características, para definir então qual a largura e tamanho das valas a serem desenvolvidas. Caso contrário, a fundação não irá ter a sustentação necessária, e um grande valor monetário deverá ser investido para refazer o terreno e, novamente, realizar a escavação.

Para tornar este processo mais preciso, são feitas as linhas de marcação, que corresponde as aos pontos nos quais a escavação deverá ser realizada. O cavador reto auxilia nesta etapa, com ele é possível marcar o terreno nos pontos corretos e definir tamanho e largura iniciais. Logicamente, o trabalho dos engenheiros, com o auxílio do mestre de obras, é de tamanha importância. Como sabemos, um simples e pequeno erro de cálculo e direção pode ser o suficiente para comprometer o processo como um todo.

Para, de fato, começar a abertura destas valas e furos, será necessária a força máxima da mão de obra. Picaretas, pás, enxadas, cavadores, trados e outras máquinas são utilizadas, com cada uma destas ferramentas entrando em ações nos momentos mais oportunos. O cavador reto também auxilia neste processo, uma vez que é indispensável para a regularização de todas estas aberturas.

Inerente a todo este processo, a verificação contínua de tudo que está sendo realizado é essencial, uma vez que possibilita a identificação precoce de erros e a correção simplificada dos mesmos. Ou seja, enquanto um furo está sendo realizado, por exemplo, regularmente um especialista deve comprovar se o corte está em uma vertical contínua.

Neste sentido, para garantir segurança máxima e diminuir as chances de erro, o processo de escavação só é iniciado quando o terreno já estiver plano, e toda a locação e definição de níveis já programada. Com relação ao material retirado da escavação, é importante que seja depositado a 50cm da borda da vala ou furo, e então utilizado para aterro ou simplesmente descartado.

O nível de importância da escavação

Como dissemos rapidamente, a escavação é um dos processos mais básicos, essenciais e indispensáveis para a realização de qualquer tipo de obra ou reforma. Sem ela, é impossível fazer uma fundação estável e segura, atestando o “habite-se” da estrutura construída. Por isso, especialmente para grandes empreendimentos, é comum a presença de máquinas e uma grande verba financeira investida neste sentido.

Entretanto, o simples fato de realizar a escavação não é garantia de prosseguimento com a obra. Os engenheiros e auditores do governo neste sentido realizam a avaliação de todo este processo, permitindo a continuação da obra ou então pedindo correções para que a obra tenha a possibilidade de prosseguir.

O engenheiro civil é o responsável por guiar todo este processo, assumindo todos os riscos e problemas que, eventualmente, a escavação possa originar. Para as construtoras, a escolha de um profissional gabaritado e de qualidade nesta área é indispensável para a obtenção de bons resultados e o máximo possível de economia de dinheiro durante a produção.

Concluindo, o processo de escavação atinge importância máxima em uma obra. O aconselhado é impor cuidados máximos neste sentido, para evitar dor de cabeça posterior.

Solicite o seu
Orçamento!

Nome

CEP (Não sei meu CEP)

Nº Imóvel

Email

Telefone

Celular

Serviço:

×